domingo, novembro 06, 2011

beber os últimos goles da água benta, velha e suja

_ ossos e espinhos _


[para Filipa]

rasgo os pulsos e as artérias da Palavra, perdida
entre os silêncios de Deus, e seus mistérios escondidos
grito minha ira, entre seis pai-nossos e dez ave-marias

urge,
desarrumar memórias e revirar suas frestas
desmontar os dias e penetrar nas fissuras da Cruz
atravessar os sacrários, descobrir suas janelas

beber os últimos goles da água benta, velha e suja
para escaldar a alma sem temor de encarar os santos
queimar a interdição dos pecados, afogar as culpas

cuspir mil impropérios, como quem reza
lamber as chagas e cicatrizes da morte

roer
doer
vazar
cortar
sangrar em ritual

no altar dos ofícios, tomar a Hóstia desta ferida vertebral.
nAnadeabrãomerij

3 comentários:

  1. Nana,
    Sinta-me ao seu lado, a partida de Filipa dói em mim também.
    Uma mulher especial, um ser iluminado.Ficam seus exemplos.
    L.R/RJ

    ResponderExcluir
  2. Nana,
    Sem mais saber, sem mais me poder, uso de palavras outras. De alguém que escreveu o que não posso, o que não ouso, o que não me atrevo:
    Palavras inspiradas de H. Rhoden:
    Adeus,
    Alma Querida

    "E quando então essa alma que te foi querida se afastar de ti - não a retenhas.

    Deixa que se vá em plena liberdade.

    Faze acompanhá-la dos anjos tutelares das tuas preces e saudades, para que em níveas asas a envolvam e de todo mal a defendam - mas não lhe peças que fique contigo.

    Mais amiga te será ela, em espontânea liberdade longe de ti - do que em forçada escravidão, perto de ti.

    Deixa que ela siga seus caminhos - ainda que esses caminhos a conduzam aos confins do universo, à mais extrema distância do seu habitáculo corpóreo.

    Se entre esta alma e a tua existir afinidade espiritual, não há distância, não há em todo o universo espaço bastante grande que de ti possa alhear esta alma.

    Ainda que ela erguesse vôo e fixasse o seu tabernáculo para além das últimas praias do Sírio, para além das derradeiras fosforescências da Via-Láctea, para além das mais longínquas nebulosas de mundos em formação - contigo estaria esta alma querida...
    ............................................... Para o espírito a proximidade espiritual é tudo - a distância material é nada.

    Compreende, ó homem - e vai para onde quiseres!

    Ama - e estarás sempre perto do ente amado...

    Em todo o universo...

    Dentro de ti mesmo..."

    (do livro: DE ALMA PARA ALMA, H. Rohden)
    Beijos,
    somando minha dor à sua...
    porque para mim, também, partiu uma alma
    muito querida,
    Eliana Crivellari-BH-MG

    ResponderExcluir
  3. Nana,
    Estou incomunicável pelo meu outro provedor.
    Vi mensagem sua e não consigo responder a ninguém.
    Nem com a Teca consigo comunicação.
    Meu provedor, saindo do ar sempre,
    sem pausa ou trégua.
    Se puder me escreva, pois até de seu e-mail preciso:
    elianauaiso@gmail.com,
    estou em web,
    Beijos,
    Eliana Crivellari-BH-MG

    ResponderExcluir

Obrigada!
nanamerij