domingo, agosto 21, 2011

ó pai... ó mãe... tem uma coisa doendo dentro de mim!


_ refrigério_



mãe tem uma coisa doendo dentro de mim!
minha avó corria no quintal, onde jardim e horta era uma mistura só: margaridas amigadas com alface, couve casada com girassol,
cebolinha verde pensando que era flor só porque crescia junto das rosas de santa Terezinha.
voltava estabanada, penca de ervas nas mãos:
- alecrim, cidreira, capim santo, quebra-pedra...tudo catado no cuidado para fazer infusão.
celina, uma negrinha de canelas finas, tomava rumo e ia chamar dona sebastiana, que sabia as benzeduras mais fortes, era de fé na cidade.
a casa inteira velando, meu vô desfiando jaculatórias nas contas perfumosas de seu rosário:
- nossa senhora do socorro perpétuo... tende piedade de nós!

pai espiava de olho esticado, escrito na cara:- dó!

a coisa doía todo mês, dias contados na folhinha pregada na porta da dispensa, vinte e oitos dias sim, vinte e oito dias também.

que nem o noturno da leopoldina nunca faltava, podia até atrasar algumas horas,mas chegava.
ah!... como chegava.
depois das rezas e chás uma parte aliviava.

tinha um resto que ficava doendo até o fundo da alma, era dor esquisita, dessas que a gente nunca consegue segurar com a mão.
dessas que dão confundimentos do lugar que dói.
eu amuava, prosa sumida.
desensofrida , vesgava meu olho esquerdo, corpo encolhido.

um dia, meu pai não segurando mais sua compaixão mandou chamar dr. darcy, ele me apalpou, me re-virou, e nada de encontrar aquela coisa que doía.

febre não dava, mas eu dizia:
-é calor doutor, queima cá no fundo de mim.
-é ardidura doutor pegando fogo lá dentro.

ele no viés do riso, deu de falar:
“- tem jeito não... só passa quando casar!"

quero a horta-jardim de minha avó, o rosário-bento de meu vô, corra negrinha celina.

venha, dona Sebastiana?

o trem da leopoldina tá apitando aqui:
ó pai...
ó mãe...
tem uma coisa doendo dentro de mim!

nAnadeabrãomerij

3 comentários:

  1. Adorável, Nana!
    Saudades de nossa infância.E de Recreio.
    Bjs, Fátima-JF

    ResponderExcluir
  2. Parabéns querida, cada dia mais prazerem ler Vc.
    Bjs, Valentina

    ResponderExcluir

Obrigada!
nanamerij